Páginas

Kimchi

Uma iguaria "Nacional" que atravessou fronteiras!

Marriage Plot*K-drama


Flower Boy Ramyun Shop* K-drama
Com certeza muito de vocês já o viram ser servido, degustado ou preparado em alguma cena de Dorama Coreano. Sim!! É o "KIMCHI" Vamos falar um pouco de uma Delicia, degustada tão rotineiramente na coreia como o nosso arroz com feijão por aqui no Brasil. 
Apesar de atualmente em minha cidade não ter nem metade dos ingredientes para faze-lo, admito que já fiz varias vezes, de vários tipos, afinal gosto muito de cozinhar e as vezes acho prazeroso criar uma receita tão artesanalmente quanto a original. vamos conhecer sabores e sensações que vão faze-los se apaixonar ainda mais pela cultura, "na maioria das vezes, claro! hahaha...
Se você quer fazer alguma receita, não se detenha pela dificuldade em conseguir matéria prima, pode não ficar completamente igual no começo, mas vocês vão sentir o prazer que envolve a degustação de algo feito por você, e vai te deixar um pouquinho mais próximo deste continente.

Bem vamos começar...O que é Kimchi? - (Kimchi: 김치 conhecido também como Kimchee ou Gimchi )...é um termo utilizado amplamente para se referir a conservas de vegetais fermentadas com variados temperos. Existem vários tipos de Kimchi, mas os mais consumidos são; os que tem sua base em folhas de acelga ou repolho e o kakdugi (깍두기) que é feito com rabanete. Ele é considerado praticamente uma das bases de alimentação dos coreanos, pois as vezes pode ser consumido em todas as refeições diárias.


Everything kimchi*k-drama 






Em uma preparação tradicional deve se deixar os vegetais em salmoura durante horas, lava-los e envolve-los com uma pasta de farinha de arroz, açúcar e alguns temperos e muita pimenta, que vão proporcionar a fermentação prolongada, armazenado em um lugar frio por meses para melhor fermentação, oque geralmente é feito mas pode-se consumi-lo imediatamente também.
Devido a variedade de ingredientes e temperos o sabor do kimchi varia entre o picante e o azedo. 
Marry Me Mary*k-drama

O Field Museum Kimchi em Seoul documentou 187 variedades históricas e atuais de kimchi. Dentre as variações dos ingredientes estão a couve chinesa, acelga, repolho, nabo, rabanete, cebolinha, pepino, gengibre, alho e saeujeot (새우젓, molho de camarão), e aekjeot (액젓, molho de peixe).


É impossível frequentar um restaurante coreano e não ter pelo menos três tipos diferentes de Kimchi para acompanhar sua refeição (Banchan). Como esta iguaria foi criada para ser preparada para estar disponível durante os longos meses de inverno, quando era muito difícil conseguir vegetais frescos, teve que se adaptar as regionalidades e estações.  Nessa época, os vizinhos preparavam juntos grandes quantidades de kimchi, em um evento chamado “kimjang/Gimjang (김장)”, onde o kimchi era guardado em grandes recipientes de barro chamados “Onggi (옹기)”, que eram enterrados de forma a não congelarem e poderem ser utilizados enquanto durasse o inverno. 



Smile*k-drama


 O kimchi pode sofrer variações de preparo e ingredientes de acordo com a diferença de temperaturas e estações. Alterando seus estilos e modos de preparações, como:

Primavera: gimjang kimchi (김장 김치)
Verão: yeolmu kimchi (열무 김치)
Outono :Baechu kimchi, chamado sok
Inverno: kimjang kimchi (김장 김치) 



Tipos de Kimchi


baechu kimchi (배추 김치, kimchi de repolho/ Acelga inteiros)
 baechu geotjeori (hangul: 배추 겉절이,  kimchi de repolho/ Acelga não fermentado)
bossam kimchi (보쌈 김치)
baek kimchi (백김치, kimchi branco)
dongchimi (동치미, kimchi à base de água)
 kimchi chonggak (총각 김치, rabanete novo kimchi)
 kkakdugi (깍두기, kimchi de daikon )
 oisobagi (오이 소박이, kimchi de pepino)
pa kimchi (파김치, kimchi de cebola verde)
myeolchijeot ( 멸치젓, deixa-se fermentar a anchova)
saeujeot ( 새우젓, deixa-se fermentar o camarão) 
myeolchiaekjeot (멸치 액젓 ", kkanariaekjeot "까나리 액젓, molho líquido de anchovas, semelhante ao molho de peixe utilizado no Sudeste Asiático, mas mais grosso).
Saeujeot (새우젓) ou myeolchijeot não é adicionado especiarias à mistura tempero para kimchi, mas é cozido de maneira que reduz os odores, e para eliminar o sabor e diminuir as gorduras, e, em seguida, é misturado com um espessante feito de arroz ou amido de trigo (풀 ). É uma prática que vem caindo em desuso nos últimos quarenta anos.
Kimchi Branco ( kimchi baek ) é baechu (repolho) temperado sem pimenta e não  tem cor vermelha nem é picante. Kimchi de Rabanete Branco( dongchimi ) é outro exemplo de um kimchi que não é picante. As variedades brancas do kimchi são muitas vezes usados como ingredientes de uma série de pratos como macarrão frio em dongchimi salmoura ( dongchimi Guksu ).


Boys Before Flowers*k-dram




Agora vamos a Receita...neah!


 kimchi de Acelga/Repolho e rabanete kimchi
Baechu-kimchi, kkakdugi 배추김치, 깍두기


Ingredientes:

2 maços grandes de acelga ou repolho  (+ ou - 3,6 kg); 
2 rabanetes coreanos ou nabos grandes  (+ ou - 2 kg); (opcional modo tradicional)
1 ½ xícara de sal grosso se não tiver use o fino mesmo;
 ½ xícara  de farinha de arroz doce ou de arroz comum mesmo; 
 ¼ xícara de açúcar;
+ ou -  ¼ xícara água para dissolver a farinha;
4 xícaras de flocos de pimenta (pó)
1 xícara de  molho de peixe; 
1 cebola de tamanho médio, picada (cerca de 1 xícara);
1 xícara de alho fresco picado;
1 colher de sopa  de  gengibre picado;
7 talos de cebolinha verde picado diagonalmente;
2 xícaras vale Buchu ( cebolinha asiáticos ), picadas;
2 xícaras de rabanete cortados em palito finos;
ostras frescas (opcional);

Modo de Preparar:

Corte as acelgas ao meio,  em seguida corte-as transversalmente em quatro partes grandes verticalmente. Retire o excesso do talo, mas deixe o suficiente para manter as folhas presas.
Aplique o sal entre as folhas de maneira que cubra-as por inteiro em seguida, mergulhe todas as partes em uma bacia com água suficiente para cobri-las, deixe de molho, de 2 horas ou mais se preferir. Ponha um peso em cima (pode ser uma panela cheia de água, ou jarra sobre um prato, etc...).

* Dica: O caule deve ter mais sal do que as folhas



Descasque os 2 kg de rabanetes coreanos e corte-os em cubos de + ou - 1 cm. Para fazer isso, corte-os em vários discos, e, em seguida, corte na horizontal, e depois na vertical. Coloque-os em uma tigela grande e polvilhe-as com ¼ xícara de sal. deixando os de lado, também por mais ou menos 2 horas.




Apos 2 horas, inverta as posições da acelga colocando as de baixo em cima e as de cima em baixo para que eles salguem uniformemente. Vire os rabanetes também.
Depois de mais 2 horas, você vai observar que o repolho reduziu seu volume, e ficou encolhido. * o processo total de salga terá + ou - 4 horas;
Escorra toda água salgada das acelgas e do rabanete e enxágue-as, muito bem, 3 vezes. A esta altura, elas estarão bem murchas. Deixe-as escorrendo numa peneira ou em um escorredor. Enquanto isso, continue a receita.


 Pasta para Kimchi :

Mingau

Coloque ½ xícara de farinha de arroz doce e 3 xícaras de água em uma frigideira e misture-os. Em seguida, cozinhe em fogo médio-alto, mexendo sempre.
Quando você ver algumas bolhas, despeje 1/4 xícara de açúcar no mingau e mexa mais um minuto. Em seguida, retire do fogo e deixe que esfrie.


Coloque o mingau frio em uma tigela grande. Agora você vai adicionar todos os seus ingredientes um a um.
Adicione o molho de peixe, flocos de pimenta, alho esmagado, gengibre e cebola 

* Dica: fica muito mais fácil se você usar um processador de alimentos ou um liquidificador em modo pulsar.

Adicione a cebolinha, cebolinha asiáticos, e rabanete.
Acrescente 2 xícaras de ostras congeladas, mas isso é opcional. (Muita gente não gosta desta parte, hahaha, mas, você pode substituir por um outro fruto do mar).
Misture bem todos os ingredientes, mexendo de modo circular para não esmaga-los.
Você está pronto para espalhar a nossa pasta sobre as folhas e fazer o seu kaktugi?

* Dica: Eu recomendo que você use luvas de borracha para que você não fique com a pele irritada por causa da pimenta.



Espalhe a pasta para o kimchi em cada folha da acelga, um quarto de cada vez, deite-a dentro da bacia e esfregue o recheio entre as folhas, uma por uma, e quando terminar, enrole a folha mais externa, fazendo uma trouxinha.
Coloque-o em um recipiente de plástico ou jarra de vidro que tenham boa vedação.

Com a pasta restante misture com seus rabanetes em cubos para fazer kkakdugi, e proceda da mesma maneira para armazenagem. Leve a geladeira.


kimchi

Você pode comê-lo fresco depois de fazer ou esperar até que ele esteja fermentado mais ou menos apos uma semana. Quanto mais tempo melhor dizem os Coreanos. Coloque o recipiente de Kimchi à temperatura ambiente durante 1 ou 2 dias antes de leva-lo e mantê-lo na geladeira.



Como você sabe que ele já está fermentado ou não?

Um ou dois dias depois de abrir a tampa do recipiente de Kimchi. Você pode ver algumas bolhas com muito líquido, ou com algum cheiro cítrico (azedo) para ser sincera, hahaha. Isso significa que ele já está sendo fermentado.





Para os gostam de um bom video Receita







Espero que tenham gostado da Matéria assim como eu adorei faze-la e se aventurem na degustação desta delicia.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...