Páginas

Bebidas Coreanas, Hello!! n° 1

Encontros se tornam verdadeiras reuniões de euforia.



Bebidas Tradicionais Coreanas 

Olá Dorms, eu estou de volta trazendo mais uma curiosidade curiosa para vocês. Um costume que varia de cultura para cultura, mas carrega sempre em si suas particularidades. Hoje vamos falar daquelas bebidas alcoólicas que em cada cultura existe uma ou varias variações, uma maneira de descontrair-se do estresse diário, e que alguma vezes pode deixa-lo com uma lembrança de um mico colossal (aquele que vocês nem ousa lembrar). Assim também são as bebidas alcoólicas coreanas que carregam um mundo dentro de si. Por viver muitos anos isolados do resto do mundo, os coreanos desenvolveram maneiras muito criativas de se divertir bebendo, ''em linguagem popular maneiras de se encher a cara''. Algumas pessoas podem até se sentir intimidadas, ao se deparar com a grande variedade de bebidas diferentes em  freezers de lojas de conveniência coreanas. Então vamos fazer uma breve introdução, a este mundo encantadoramente alcoólico coreano e mostrar que eles também estão presentes na cultura visual deste povo.

Soju (소주)




O primeiro deles, é um que vocês com certeza já viram em muitos dramas coreanos, estou falando do inconfundível e amado Soju - licor coreano de arroz (소주)
Soju é a bebida alcoólica habitualmente mais consumida em alguns países da ásia. No entanto, a grande maioria é estimulada e vendida no mercado doméstico, o que é uma prova do quanto os coreanos amam está bebida!
É tradicionalmente servido em pequenos copos de vidro. O soju, é um destilado feito de arroz com algumas variações que podem ser produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce.  E tem muita peculiaridade mantida no grito dado na hora do brinde, 'kumbe! ou "gumbae" falado euforicamente, costuma-se beber todo o copo cheio de uma só vez. É um tipo de ritual visto como o mais importante. Se você não bebe álcool , você pode substituí-lo por água ou refrigerante. Quando o seu copo está vazio, o seu anfitrião vai rapidamente enche-lo outra vez. Por isto cuidado com a velocidade em que beber ou poderá acabar com aquela terrível dor de cabeça, seguida de uma grande ressaca.
O sabor do Soju se assemelha ao de uma vodka suave. Os mais comuns tem um percentual alcoólico por volta de 19%, mas tem aqueles com percentual de álcool por volta de 25% tendo seu valor de venda elevando, assim como a quantidade alcoólica usada. Um garrafa de soju pode ser muito barata, beirando as vezes mais ou menos uns 1.000 wons, equivalente $ 1 dólar, mas também pode ser uma das bebidas mais caras que você já viu, depende de como é produzida. Muitos coreanos acham uma refeição incompleta se não tiver algumas garrafas de soju envolvidas. O soju misturado com cerveja, ou somaek (소맥), é também bastante popular.

Makgeolli (막걸리)



Vamos falar agora de mais umas das iguarias alcoólicas servidas na coreia, muito consumida entre as pessoas, estamos falando agora do famoso ''makkoli"(Makgeolli), "makoli" or "makuly (takju)"막걸리, ou “vinho de arroz” , ele é espesso e um pouco menos forte do que o  Soju é uma bebida doce e leitosa feita a partir da fermentação do arroz. O Makgeolli ou Makuly é um vinho de arroz típico da Coreia.  É doce, dotado de uma consistência leitosa e de uma cor branco amarelado. É preparado através da fermentação de uma mistura de arroz cozido e água, possuindo uma taxa de álcool de cerca de 6,5–7%.
Como o soju existem marcas especializadas de Makgeolli, com sabores para alguns paladares mais apurados, assim como alternativas mais baratas. Por exemplo uma garrafa poderia custar por volta de 4.000 won a 3.000 won. Uma das opções de acompanhamento para uma rodada de makgeolli pode ser a pajeon (파전), uma  deliciosa panqueca coreana feita geralmente com kimchi e cebolinhas, frutos do mar, ou outros vegetais. como o makgeolli combina com comidas picantes pode ocasionalmente limpar o paladar, durante a sua refeição. Se prestarmos atenção também veremos muitas cenas  de encontros regados ao makgeolli em muitos doramas. Então mais uma vez o cotidiano anda lado a lado com a ficção televisiva.





Dongdongju (동동주)



Uma outra bebida que não é tão popularizada e falado é o Dongdongju (동동주), mas nem isto faz com que ele não seja uma iguaria alcoólica querida nas mesas de algum evento, reunião de trabalho, encontro com amigos ou até mesmo para curtir aquela drepe! Dongdongju é um tipo de makgeolli, mas é bem menos consumido do que seu parente o makgeolli, o motivo de tanta diferença entre os dois é que o makgeolli é filtrado após o término de seu processo de fermentação para reter os pedaços de arroz, enquanto o dongdongju ainda contém pedaços sólidos de arroz, deixando a bebida bem espessa, para quem a bebe. Assim como seu parente o makgeolli você poderá encontrar dongdongjus especiais e mais caros para certo paladares mais refinados, mas uma garrafa poderia chegar a custar em média  4.000 won + ou -, pois estes valores não estão atualizados. Também é muito consumido com pajeon, e alguns paladares fieis dizem que cai muito bem com twigim ( vegetais sortidos e fritos com frutos do mar). Dizem que nenhuma escalada na coreia é completa sem levar na mochila sua garrafa ou latinha de makgeolli e dongdongju, para comemorar o final do percurso. mas isto eu ainda não sei! Mas quem souber nos diga que estaremos apitos a aprender e a conhecer muito mais deste maravilhoso mundo das tradicionais bebidas Coreanas. Não sou muito fã de bebidas alcoólicas, mas admito que me despertou muita curiosidade, em poder provar cada uma delas, (Gulosa eu neah?!), e quanto a você, não teve sua curiosidade aguçada?!


Bem ficamos por aqui nesta primeira parte deste post super alcoólico do Doramas Sinps fiquem conosco e acompanhe-nos até o próxima, em meio a está empreitada introdutória ao mundo das tradicionais bebidas coreanas.
Até a próxima e divirta-se com está curiosidade curiosa!!!


Indicação curiosa: Seoulistic


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...