Páginas

Curiosidades do Dia 14 na Coreia

Todo dia 14 é dia de celebrar!!! Um novo feriado para comemorar!!!





Hello Dorms como todos já devem ter visto muitos outros posts pela rede, falando sobre o dia dos namorados pela asia, hoje decidi escrever o meu, e analisar visualmente a tradição que envolve este dia na Coreia do sul. Uma data romântica que se espalha pelo globo sofrendo alterações em datas e costumes. Estou falando do Dia dos namorados que aqui no Brasil se comemora no dia 12 de junho resolvi então escrever meu post agora e falar das facetas deste dia romântico ao longo do ano para o povo Coreano. Para as pessoas que amam comemorar cada data deste o dia do primeiro encontro, vamos ver como os coreanos fazem isto ao longo de cada ano, com  a existência de 13 feriados relacionados e para casais. Apesar de algumas destas datas ainda não serem oficiais, mais e mais pessoas estimuladas por suas pretensões românticas e por comerciantes espertos de olho neste [nicho] lucrativo que envolve o cenário romântico e dos relacionamentos, estão tornando crescente o hábito de comemorar o amor no dia 14 de cada mês. então vamos a  mais este momento curioso deste país que fica só a um oceano de distancia, hahahaha.

 A tradição romântica do dia 14 na coreia não começa em fevereiro que é o dia Oficial dos namorados por lá, e sim no dia 14 de Janeiro com um dia que eu acho que merece mesmo propagar-se pelo mundo, haha

No dia 14 de janeiro se comemora ( ou não!) o DIA DO DIÁRIO (레터 데이)/ DIA DA VELA; Geralmente as pessoas presenteiam namorados/aniversariantes/amigos com um diário em branco que contém na maioria das vezes palavras em konglish (inglês/coreano) trocando escritas significativas de acordo com a data ou relacionamento entre eles, existe inúmeras lojas pela coreia que se especializaram na venda destes diários tão procurados e únicos, um costume igualmente praticado neste dia é a troca de velas decorativas entre si, deixando claramente evidente que a vela também tem seu lugar na sociedade, haha..isto até me deixa orgulhosa dos meus dias de vela.....Ops.....acho que não, hahaha.



Bem, então chegamos ao dia 14 de Fevereiro o DIA DOS NAMORADOS (발렌타인 데이), a data oficial conhecida dentro e fora do país, diferentemente de outros lugares neste dia são as mulheres que presenteiam o rapaz com chocolate enquanto eles não lhe dão nada de especial (claro seu carinho e afeto é bastante eu sei, mas vamos combinar a gente gosta de um presentinho, neah, hahaha), mas o mais legal é que neste dia você pode mostrar ao garoto que você gosta seus sentimentos, é lógico que você pode dar a um amigo também, mas geralmente é a um futuro e esperado namorado que você entrega os chocolates, [risos]. apesar de muitas garotas se sentirem pressionadas a ter alguém para dar os chocolates em um dia igualmente romântico, (a  alegria de qualquer balança, haha) outras não veem a hora deste dia chegar para se confessar ou abrilhantar o namoro em curso. E os comerciantes fazem a festa, neah, mas fazer oque são consequências da comercialização e exploração de um data comemorativa, aff, a gente gosta de ser consumista, quando pode neah. [risos]



Então chegamos ao dia 14 de Março:White Day (재수 좋은 날); E finalmente chegou o dia oficial em que o rapaz devolve o presente a moça, ou simplesmente da um presente a alguma que não teve coragem de se declarar, ou até mesmo é a chance do próprio rapaz de se declarar a alguém através de um presente...(nervoso total, coitado). algumas mulheres ainda seguem o costume de que o presente dos rapazes deve ter aproximadamente três vezes a mais de valor do que ele recebeu um mês antes (realmente coitado...haha). Muitos dos presentes dentre eles rosas, chocolates ou doces tem como regra não declarada serem de cor branca, isto não quer dizer que não se pode dar algum presente em outra cor "suponho". Mas eu sinceramente ficaria nervosa em saber que o "OPPA" que estou interessada pode talvez me dar algo, ai que frio na barriga! Sonha!!!! hahahaha
Em março também se comemora o Samgyupsal Day 삼겹살 a festa nas casas especializadas.



Agora chegamos ao feriado igualmente conhecido 14 de Abril o Black Day (블랙데이); o dia em que todos os solteiros comem macarrão com molho de feijão preto conhecido como 'jajangmyeon "자장면"', e se lamentam por não terem alguém especial, de preferencia um namorado/namorada. Em um pais em  que não ter um par pode deixar a pessoa constrangida e alguns consideram embaraçoso,  o excesso de fofurice entre os casais, como o ato de se vestir com as conhecidas [Roupas de casal], alguns solteiros românticos podem se sentir bem depressivos. Mas em algumas partes do país as pessoas veem este dia como uma comemoração a liberdade, um sentimento de solteirice aguda, hahaha. E transformam este dia em um evento onde celebram com amigos ou conhecidos que estão igualmente sozinhos, fazendo um brinde regado a uma enorme tigela de "jajangmyeon" . É claro que secretamente mascaram de momento seu desejo secreto de encontrar sua alma gêmea..ou talvez não, neah..quem sabe gostam da vida de solteiro, vai saber temos gostos e fazes para tudo nesta vida.



No dia 14 de Maio é comemorado o Yellow Day/  Rose Day (로즈 데이); os casais tem o costume de dar rosas um para o outro e se vestirem de amarelo para celebrar a data...sinceramente não sou  muito fã do amarelo total nas roupas, mas a rosa posso pensar, afinal adoro rosas, hehe, olha eu me colocando na cena outra vez, hahaha. Continuando, agora para os solteiros parece ser mais uma oportunidade de afogar as magoas comendo algo delicioso que neste dia é o curry amarelo, que faz-se presente em seus pratos deixando-os cheios de esperança em que este ato 'apimente sua vida amorosa o mais rápido possível"...Então...estou amando usar a comida como estimulante, afinal adoro comer mesmo, hahahahaha



E agora chegamos em um dia que eu gostei muitoooo, 14 de junho o DIA DO BEIJO/ Kiss Day; é o dia em que muitas pessoas enchem-se de coragem para se declarar para a pessoa que gostam e começar um novo romance. Também é o dia que as lojas ficam em burburinho fervilhoso com o lançamento de novas e mais decoladas marcas de batom, investindo em suas melhores promoções para atrair as beijoqueiras de plantão, hahaha. Espero que seja oficializado pelo globo está data cheia de beijocas, neah! (gargalhando mil), dispensando a parte de marketing que não me interessa muito.....Ops... depende neah...vai que aparece aquele batom parecido com o da novela usurpadora, que sinceramente não achei igual até hoje, eita Paola Bracho passando vontade na gente, (realmente em gargalhada sonora agora).



No dia 14 de Julho  conhecido como o DIA DA PRATA/ Silver Day; é quando finalmente chegamos ao dia em que se sai do anonimato, pois o casal troca anéis de compromisso, mostrando que se tem planos de um futuros juntos que levaram a um casamento cheio de promessas que se fortalece com a troca inicial destes anéis. Oque geralmente acontece antes ou depois da primeira apresentação formal a família do parceiro. Foi por isto que eu disse que é  a hora de sair do anonimato afinal quando a família é incluída no contexto o caso é serio e a gente quer e a consolidação de um relacionamento duradouro..' ô momento tenso..cruzes..dá um frio na barriga e você se sente como alvo em tiroteio..paranoia eu sei mas é tenso.



Em 14 de Agosto proclamado como DIA VERDE/ Green Day; uma data escolhida para celebrar a cor da garrafa de soju, um destilado alcoólico feito de arroz, que pode ter o sabor semelhante á vodka e o efeito também...porque você nem sente que está bêbado quando toma vodka, vai tomar alguma noção quando tentar levantar e suas pernas ficarem bambas e sua vista turva, hahaha, (bem assim gostei da comparação). Como é um bebida tradicional na coreia do sul o casal deve degustar uma garrafa inteira e em seguida sair para dar uma volta romântica na floresta (oque me deixa pensando agora na historia do lobo mal da chapeuzinho vermelho...logo na floresta, aff, que mente a minha, hahaha). Mas o Green Day é centrado no fato de a garrafa de soju ser verde, tradições e costumes neah cada um com os seus e a gente se acostuma com eles.



No dia 14 de Setembro festeja-se o Dia Da Foto/ Music Day ( 뮤직 데이); os casais e a população em geral tem o costume de tirar fotos sempre, afinal adoram uma câmera, quem não adora (eu...eu acho as câmeras me odeiam, haha), mas neste dia isto se torna 'Oficial' porque está foto provavelmente ira para um porta retrato e terá um certo destaque na hora de se guarda-la. Os estúdios fotográficos geralmente ficam lotados assim como as cabines de fotos. É comum neste dia os casais estenderem o programa até um karaokê (Noraebangs) dai vem a colocação também para o dia da musica.Tai uma programa legal para deixar o dia 'nice'.



No dia 14 de Outubro celebramos o Dia do Vinho; O casal bebe uma taça ou uma garrafa inteira de vinho durante um jantar romântico. Solteiros geralmente afogam suas magoas neste momento de degustação alcoólica.  Particularmente eu ia amar este dia..não que eu beba vinho sempre mas adoro quando o faço.



Em 11 de novembro comemora-se o Pepero Day; é mais ou menos uma extensão e mais uma representação ao dia dos namorados, a compra e presentes dados nestes dia não se limitam aos casais mas sim a todas as pessoas queridas, assim é um dia que não deve deixar os solteiros muito tristes em comemora-lo. Pepero (빼빼로) é um biscoito doce em forma de palito coberto de chocolate produzido pela Lotte na Coreia do Sul desde 1983. É similar ao biscoito japonês Pocky. É mais uma iniciativa de marketing que alavanca a venda do produto mas que faz a alegria de muitos casais amantes de chocolate e de presentes.



Em 14 de Novembro já é o Dia Do Filme; é um dia em que os casais usam para assistir filmes juntos, lotando-os cinemas ou os "DVD Bang", (pontos de encontro populares na coreia, onde eles alugam o filme e uma sala, é um cinema mais aconchegante por assim dizer), alem disto eles também podem alugar ou comprar DVDs de filmes para presentear o parceiro e ver em casa...Presentes rolam solto nestes dias, hahaha



E finalmente em 14 de Dezembro chegamos ao o Dia do Abraço/ Hug Day ; se você acha que não tem razões para dedicar um dia super especial aos abraços reveja suas ideias, este é o dia em que os casais passam o dia se abraçando, agarradinhos total, respirando aliviados por terem completado um ano inteiro juntinhos. É quando se sentem mais confiantes em um relacionamento e cheios de expectativas par eles no ano que chega. Achei fofo, mais oque eu não acho fofo....Enquanto para os solteiros é mais um dia para pensar em conquistar aquele Oppa ou Nonna super celebridade para ser seu par. Os sonhos são livres, e vão por onde quiserem não acham?!



Bem eu achei super interessante esta romântica lista de datas para se comemorar o relacionamento o ano todo e você? Deixe seu comentário e me diga oque achou. Acho uma forma legal de sempre mostrar ao outro o quanto ele é especial e de se sentir especial também. ? Para os solteiros é um estimulo a sua imaginação romântica ou uma auto afirmação da sua liberdade solteira, neah
Até o próximo post Dorms *_*



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...