Páginas

The Rose of Sharon (Mugunghwa)


Uma flor que se mostra tão forte e intensa quanto a historia que ela representa "A Rosa de Sharon"!!!
Simbolo Nacional da Coreia





Anneyong Dorms, depois de muito tempo de procrastinação incubada, cá estamos nós com mais uma curiosidade interessante, Borboleteando por aqui [aquele momento em que você esta rindo por dentro...]. Bem...eu nunca poderia imaginar nos meus tempos de criança que uma flor tão presente na minha infância e super querida por mim, fosse um simbolo nacional, ainda mais em um país que anseio tanto em desbravar as belezas de sua cultura, conhecidencia...nãooo, não acho. Pois não acredito nestas coisas [rindo outra vez], então, vamos ao post sobre está flor de carinho mundial e que é o simbolo nacional da Coreia do Sul,  o Mugunghwa ("무궁화" Rosa de Sharon) ou conhecida para nós como Hibisco.





A famosa Mugunghwa ("무궁화"), popularmente conhecida como Rosa de Sharon [rosa-de-sarom] na Coreia do Sul e mundialmente conhecida como (Hibiscus syriacus, hibisco-da-síria ou mimo), foi adotada definitivamente pelo povo coreano como simbolo nacional.  Textos antigos  datados da era colonial japonesa  (1910-1945), dizem que a Rosa de Sharon foi unanimamente escolhida pelo povo como símbolo nacional do País, fortalecendo a crença popular e considerando a planta como uma flor celestial desde os tempos antigos. O termo atual mugunghwa foi usado pela primeira vez em meados da Dinastia Goryeo (918-1392). Durante as épocas da Dinastia Goryeo e da Dinastia Joseon (1392-1910), era prática comum para os reis premiar aqueles que passavam com êxito os exames do serviço civil com um papel feito de mugunghwa. O primeiro registro de aparente crescimento da Rosa de Sharon na península da Coreia foi mencionado em um artigo de mais de 1.400 anos. 


O nome mugungwha "무궁화" foi usado pela primeira vez pelo poeta Lee Gyu-bo (이규보, 1168 - 1241) da Dinastia Goryeo. Em uma resposta ativa do povo diante da colonização politica japonesa com foco em uma assimilação racial, abraçou a mugunghwa que em coreano significa literalmente 'Flor eterna', de uma forma mais consistente,  espalhando suas sementes e florificando o solo da nação em todo o país como sinal de seus sonhos ininterruptos, de uma independência para a Coreia. fortalecendo a ideias de que, o mugunghwa que regularmente retorna um dia depois de ter aparentemente se desvanecido para expor gloriosamente sua existência, tornando-a um símbolo do espírito desenfreado e inquebrável da nação coreana. 


Até mesmo os chineses em um conto mitológico Xuanzhongji (Hanja: 玄 中 記), escrito na dinastia oriental de Jin (Hanja: 東晉), refere-se a coreia como [a terra de cavalheiros onde Mugunghwa floresce abundantemente (君子 之 國, 地方千里 多 木槿 之 華)]. Juntamente com a Taegeukgi [태극기 (Bandeira coreana)] esta flor  é claramente um dos símbolos da Coreia do Sul.


Com tanta abundancia do arbusto sobre a nação o Reino de Silla auto denominou-se País das Mugunghwas.  A nação Coreana Enfatizando seu amor pela flor ainda mais na época em que foi escrito o hino nacional e ela foi incluída na letra “mugunghwa samcheolli hwaryeo gangsan” (Que a Coreia, pais da rosa de Saron, dos milhares de quilômetros de montanhas e rios magníficos, fique para sempre de pé, defendida por seu povo) no final do século XIX. Como a rosa de Sharon sempre foi parte importante da cultura coreana ao longo de séculos, foi de forma natural que o governo adotou a flor como flor nacional depois que a Coreia foi libertada do domínio colonial japonês.


Esta flor também carrega sobre si aspectos políticos e religiosos importantes e conflitantes ao longo de sua historia. Assim como discordâncias entre jardineiros e estudiosos da Bíblia, onde a planta é citada. Segundo o texto sagrado a rosa de saron da Bíblia não é a planta escolhida pelos Sul coreanos, nas escrituras de Cântico dos Cânticos de Salomão explica que ela é um lírio; (cãn.2 ver.17 As traves da nossa casa são de cedro e os seus caibros, de cipreste, EU SOU A ROSA DE SAROM, O LÍRIO DOS VALES). 'Aff..então para que as controvérsias... penso eu neah'...rindo de nervoso agora...bem, voltando ao texto.: nas escrituras enfatiza-se que ela é um lírio. Dentre as muitas confusões esta também a atribuída pelo seu nome que popularizou a especie; apesar de ser chamada de rosa a flor é, na verdade um hibisco (um arbusto frondoso com cerca de mais de 300 especies sendo que alguma parte dele se encontra na coreia, com flores vistosas e coloridas de alterações singulares em sua forma geral, tanto que alguns hibiscos tiveram alteração de gêneros, caso do quiabo, antigo hibiscus esculentus, atual abelmoschus esculentus.


 Originalmente a flor é nativa da Síria e de Israel sendo também muito importante para islâmicos e hebreus, seu antigo nome cientifico inclusive atesta origem síria [hibiscus syriacus]. Mas o amor coreano por está flor é tão grande que não bastam suas representações em forma de lindos arbustos floridos espalhadas por todo o País, em sua florada no início de julho até o final de outubro. A flor é forte o suficiente para sobreviver, mesmo quando ela é cortada para decoração ou arranjos de flores, ou quando transplantada para um local diferente.




  Deste modo, está flor representa seus desejos de um desenvolvimento nacional duradoura e cheio de prosperidade. Os coreanos valorizam e cuidam da flor nacional, uma vez que ela simboliza as muitas glórias que o país tem experimentado enlaçados a provações e tribulações que as pessoas têm superado. Deixando outro aspecto muito presente sobre esta flor onde ela simboliza um dos espinhos mais dolorosos e latentes em meio a nação coreana; que foi a separação norte-sul, que deu origem à imensas desigualdades e descontrastes entre um lado e outro e forçou a separação de milhares e milhares de famílias, que persiste até os dias atuais. A Coreia do Sul continuou adotando a Mugunghwa como sua flor nacional mas, a Coreia do Norte rejeitou a flor ao promover outra, presente nos jardins do palácio onde centralizam-se as decisões do regime comunista. Protestos que acontecem na Coreia do Sul contra as barreiras de encontros de famílias e contra a generalizada fome que amputa o lado norte geralmente são pontuadas pelas Rosas de Sharon.


Existe muitas representações artísticas em que se pode ver a flor unificando as duas coreias demostrando seus anseios de um final feliz destes constantes conflitos, afinal, embora seja Magnólia (magnolia grandiflora) a flor simbolo da coreia do norte la também floresce a rosa de Sharon. 




A coreia também  declara seu amor pela flor Mugunghwa (A Rosa de Sharon) propagando e  espalhando sua presença não só no hino, canções, K-dramas, como em suas roupas, cremes, chás e produtos de cotidiano em geral. 




Assim como em estruturas, pois é oque acontece nas muralhas do  Palácio Gyeongbokgung em Jongno-gu que tem uma estrutura gigantesca das rosas no distrito ao norte da capital Seul. 


Ou então em seus veículos como aparece no trem operado pela empresa sul coreana Korail que leva o nome da rosa  Mugunghwa. Sendo originalmente construído para transportar um grande número de pessoas em pé. Nele é possível atravessar o país de maneira rápida e barata. O Mugunghwa se desloca por certas áreas rurais que não são servidas pela Saemaul e pelos trens KTX. 


Nesta Dorm Conclusão este hibisco tem uma representação histórica descomunal e vivida na cultura coreana, para que se apegar a discordâncias desnecessárias quando a raiz simbólica desta planta representa tanto a força crescente de superação e realização expressadas por um povo e sua cultura, oque você pode acompanhar também em seus filmes e Dramas televisivos, introduzindo-se na historia em si de uma maneira visual de ser. Não aprendemos somente nos livros mas um meio de entretenimento sério e consistente também pode nos render inúmeras fagulhas de aprendizado...Até a próxima Dorms e divirtam-se com o blog. visitem também nossa pagina e encontrem por lá indicações de Dramas e filmes que podem aproxima-los mais destas fagulhas de saber,  e conhecer uma nova cultura de entretenimento. Bye..Bye *-*





Fontes: brazilkorea/ minhasplantas/Wikpedia.

2 comentários:

  1. Uau gostei de saber essas curiosidades sobre a Rosa de Saron, realmente ela é muito linda *3*

    yeah-dreamhigh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que meu nome era nome de uma rosa , amei saber disso
    😍❤️

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...